Gramado: suas cores, belezas, energia e encantos

Conheça a cidade, mas não deixe de visitar o Le Jardin Parque de Lavanda e a Mina de Gramado, no Sul do Brasil 

s

Foto: Edna Rocha

Muitos brasileiros saem do Brasil para fazer turismo, mas esquecem que aqui, temos imensas belezas a serem exploradas. E entre tantos lugares do país, a Serra Gaúcha, onde possui um povo maravilhoso, comida deliciosa e vista incrível. Em maio, mais uma vez estive em Gramado, município criado pela Lei 2 522, de 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara, situado no estado mais a sul do Brasil, Rio Grande do Sul. A região de Gramado, que era habitada por índios caingangues e, posteriormente, foi colonizada por descendentes de açorianos, imigrantes alemães e italianos, possui um toque bávaro com chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato. Com uma demografia etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural, é também conhecida pelas exibições de luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. O lugar, que também foi colonizado por portugueses, sírios e libaneses, possui o Lago Negro, montanhas, é uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais, sendo o maior polo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Na cidade, onde destaca-se grandes eventos, além de sediar um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, Festival da Música, entre outros, os visitantes não podem deixar de conhecer o Le Jardin Parque de Lavanda, a Mina de Gramado, entre tantos outros lugares. 

Lago Joaquina Bier Foto: Edna Rocha

Além desses lugares maravilhosos, das ruas floridas, arquitetura européia, ampla rede hoteleira, gastronomia excepcional, Gramado possui diversas outras atrações como: Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, Mirante Vale do Quilombo, o lago Joaquina Bier, o pórtico de entrada via Taquara, o pórtico de entrada via Nova Petrópolis, o Mini Mundo, a Cascata Véu de Noiva, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, o Palácio dos Festivais, a Praça das Bandeiras, a rua Madre Verônica (rua coberta), a praça Major Nicoletti, a Igreja São Pedro, o centro de cultura, o Museu dos Festivais de Cinema, igreja luterana, fábricas de chocolate, Dreamland Museu de Cera, Museu Medieval, Rua Torta (R. Emílio Sorgetz), Snowland, entre outros.

Le Jardin Foto: Edna Rocha

Eu amo as cores: Roxa, Violeta, Lilás e Lavanda. E, não poderia deixar de conhecer o Le Jardin Parque de Lavanda, mas não fui sozinha, tive que levar minha mãe para se deliciar com a harmonia daquele lugar. O Le Jardin Jardins-Lavandas- Bistrô nasceu na primavera de 2006. Jorgito e Patrícia, realizaram um sonho, mas não desfrutaram sozinhos de tamanha felicidade e, inspirados nela, resolveram dar-lhe cor e forma. Então, construíram no paraíso deles, um lindíssimo jardim de flores e lavandas, não satisfeitos, decidiram abrir as portas de sua residência e acolher todos os visitantes que desejam contemplar o jardim. Situado na entrada da cidade de Gramado, com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas, apresenta a seus visitantes além de um belíssimo jardim, uma loja temática, estufas de produção de flores e um Bistrô. O parque atualmente se dedica a divulgação da lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. Atua igualmente na valorização dos jardins naturais, fomentando sua cultura, técnicas e artes relacionadas.

Mina Foto: Edna Rocha

A Mina de Gramado começou com uma família que trabalhava com pedras preciosas há mais de 50 anos. Onde os cinco irmãos, sonhavam em mostrar a beleza das pedras preciosas e as sensações de um garimpo de ametista para as pessoas. Foi maravilhoso viver a experiência de conhecer um garimpo de Ametista, que está ligada a energia protetora, além de ter a minha cor preferida, um privilégio para poucos, além de viajar nas cores, e sentir as sensações e energias que a Mina de Ametista proporciona. Tudo começou no ano de 2012, quando os 5 irmãos começaram seu empreendimento em Gramado – RS, mas foi preciso eles deslocaram um garimpo de ametista do sul e levaram para Gramado, pois na região de Gramado não tem garimpos de ametistas. Na verdade, os sonhadores queriam proporcionar aos visitantes, a sensação de conhecer um novo mundo, e não somente uma exposição de pedras preciosas. Quando entramos na réplica da Mina, é como se estivéssemos explorando o novo, uma sensação inexplicável de tocar e sentir a beleza da natureza. A Mina de Gramado conta com mais de 1000 exemplares de minerais, gemas e fósseis do mundo inteiro e o maior geodo (formações rochosas) de ametista do mundo com incríveis 31,3 toneladas, 6 metros de altura e 4 de largura.

Pousada Foto: Tiago Rocha

Já estive em Gramado outras vezes, mas desta vez foi diferente. Dei um presente de Dia das Mães para a minha mamis Sandra, fomos eu, ela, meu irmão e dois sobrinhos, ficamos hospedados na “Pousada Árvore da Coruja”, uma casa estilo Europeu da década de 50. Fomos muito bem recebidos e não teve como não se apaixonar pelo local. Super aconchegante, um ambiente familiar e tranquilo, perto do centro, com um delicioso café da manhã. Um espaço aconchegante, com apartamentos e cabanas, na parte externa possui alguns brinquedos para a criançada, e para os altinhos que gostam de se balançar e sentir o vento no rosto, estacionamento próprio e redes para descanso. E aqueles que gostam de viajar com o filho de patas, eles aceitam  animais de pequeno porte. Um lugar tranquilo para descansar e relaxar.

Uma viagem seguindo as normas das autoridades de saúde.

j

l

Fotos: Edna Rocha

j

g

g

Fontes:

Prefeitura de Gramado

Le Jardin Parque de Lavanda – Gramado RS (lavandas.com.br)

A Mina de Gramado – Museu de Pedras Preciosas (aminamuseu.com.br)

Gramado – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

www.pousadaarvoredacoruja.com.br

Pousada Arvore da Coruja (@pousadaarvoredacoruja) • Fotos e vídeos do Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s